segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Arcebispo diz que “a renúncia do papa é um ato de amor”

“Um ato de humildade, coragem e amor”. Essa foi a definição dada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, quando soube da renúncia do papa Bento XVI – o quarto caso na história da Igreja. Apesar de a notícia ter o surpreendido, o religioso exaltou a atitude do pontífice e salientou que não há motivos para que a Igreja se desespere, ao contrário, o momento é de união de todos os católicos do mundo.
“Foi uma atitude muito sábia do papa. Prestes a completar 86 anos, mesmo com uma cabeça boa, ele estava muito debilitado fisicamente. Ele fez o melhor para a Igreja, em um gesto de coragem”, afirmou dom Saburido. “Todos nós temos que entender esse ato de amor do nosso papa e rezar por ele”, acrescentou.
Com a renúncia do papa a Igreja se prepara para um conclave que elegerá um novo pontífice. “A todos nós cabe a missão de estarmos juntos, unidos em oração para que os cardeais escolham o melhor para a Igreja, e o novo papa dê continuidade ao trabalho deixado pelo próprio Jesus”, aconselhou o arcebispo.
JMJ
Com a renúncia do papa muitos especulam o cancelamento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) marcada para julho deste ano, no Rio de Janeiro. O presidente da Comissão Arquidiocesana para a Juventude, padre Gimesson Silva, enfatizou que o evento ocorrerá normalmente, e será ainda mais especial, pois provavelmente será o primeiro grande evento do novo papa. “A jornada é uma ação da Igreja, independentemente de quem está a sua frente. O mesmo aconteceu depois da morte de João Paulo II, às vésperas do encontro em Colônia, na Alemanha, e a jornada foi realizada”, afirmou.
O sacerdote disse que os jovens não se devem levar pelas especulações que estão surgindo com a decisão do papa, e sim pelo modelo que Bento XVI foi para toda a Igreja. “Em um mundo de tantas coisas supérfluas de falsas promessas de felicidade, vemos um gesto de profundo amor do papa. Ele é para juventude um modelo de autenticidade e de humildade. É momento de rezar e agradecer a Deus”, declarou.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário