quarta-feira, 13 de março de 2013

Papa Francisco I é o novo pontífice


A Igreja já tem um novo pastor. Foi eleito para ocupar a Cátedra de Pedro, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, a partir de agora chamado papa Francisco I. O 266º sucessor de Pedro foi escolhido no quinto escrutínio (processo eleitoral dentrodo conclave). A eleição que contou com 155 cardeais, pois fim a 14 dias de vacância na Santa Sé.

Em suas primeiras palavras o papa Francisco I agradeceu a hospitalidade da comunidade de Roma e, em sinal de humildade e respeito ao papa emérito Bento XVI, rezou junto com os fieis na Praça de São Pedro um Pai Nosso, uma Ave Maria e o Glória ao Pai. “Oremos todos juntos para que o Senhor abençoe e Nossa Senhora o proteja”, disse.
Durante o discurso, o pontífice adiantou que seu papado será baseado na fraternidade, no amor e na confiança. “Agora vamos iniciar um caminho junto com todas as igrejas. Oremos uns pelos outros para que haja uma grande irmandade” , declarou antes de se curvar para receber as orações de toda a Igreja.
Para o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a escolha do cardeal argentino é um grande sinal de esperança para a Igreja. “Pela idade e pessoa simples e despojada que ele é, esperamos que ele possa dar uma grande contribuição em temas atuais. Ele se mostra equilibrado e corajoso para tomar as decisões e efetuar as mudanças necessárias”, afirmou.
O religioso destacou ainda que a eleição de Francisco I também prova que a Igreja está aberta para o continente latino-americano, que tem a maior população católica do mundo. “Ele demonstra compromisso com o povo de Deus, principalmente com os mais pobres”, completou.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário