quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Arquidiocese lança campanha em prol das vítimas do incêndio na comunidade do Campinho


Depois da dor e da tristeza da perda, sobre as cinzas de vidas inteiras consumidas pelo fogo, é hora de recomeçar. A partir desta terça-feira (6), a Arquidiocese de Olinda e Recife lança uma campanha de arrecadação de donativos para as 101 famílias da comunidade do Campinho, no bairro dos Coelhos, área central da Capital. A iniciativa é um dos frutos da visita do arcebispo, dom Fernando Saburido, à localidade. O religioso foi a primeira autoridade do Estado a pisar na comunidade depois do trágico episódio do incêndio que destruiu uma área de 500 metros quadrados, na última segunda-feira (5).

A sede da Cúria Metropolitana , no bairro das Graças, a Igreja Matriz da Boa Vista e a unidade do Pró-Criança dos Coelhos serão os pontos de recolhimento dos donativos. Devem ser doados às famílias alimentos, especialmente leite, roupas, colchões, materiais de limpeza e de higiene pessoal. “Não podemos ficar parados esperando só atitudes do poder público. Muita gente pediu para que rezássemos vamos fazê-lo, porém vamos agir também com uma série de ações concretas de solidariedade, a campanha de arrecadação de donativos é uma delas”, declarou dom Saburido.

Antes de chegar ao local exato onde o fogo destruiu as palafitas e até casas de alvenaria, o arcebispo teve um encontro com as famílias que ocuparam a Escola Municipal dos Coelhos. Desesperados e, até o momento, sem resposta da Prefeitura do Recife, homens, mulheres e crianças se amontoam em pequenas salas de aula. No pátio do colégio a circulação é grande, as pessoas caminham de um lado para o outro ainda incrédulas que terão que recomeçar a vida do zero. “Estou sem casa, sem móveis e sem documentos”, é a frase mais ouvida no local onde já começaram a chegar alimentos.

A comerciante Lucinalva Carmelo não escondia a tristeza e a revolta. “Não vamos sair daqui até a prefeitura nos dar uma casa. Não era para nós vivermos ainda em barracos chega tanto dinheiro para o Estado e para onde vai? Estádio de futebol como a Arena Pernambuco que gastaram bilhões. E nós? Nossas crianças precisam de um lugar decente para viver”, reclamou.

Assim como ela, as demais vítimas do incêndio não querem entrar no auxílio-moradia oferecido pela prefeitura. “Onde vamos alugar uma casa por R$ 150? Além disso, o pagamento não é feito direito, eu fui vítima de um incêndio em 2008 passei cinco meses sem receber o dinheiro, tive que ser despejada”, relembrou Lucinalva.

Dom Fernando pretende interceder pelas famílias. “Terei uma audiência com o prefeito Geraldo Júlio e vamos conversar sobre este auxílio. É inadmissível pensar que uma família pode viver com R$ 150″, afirmou.

O arcebispo também espera uma resposta sobre as obras de dois conjuntos habitacionais no bairro de São José, que segundo os moradores dos Coelhos, faz quatro anos que a construção se arrasta. “Vemos uma séria falta de respeito a dignidade dos filhos de Deus quando se tem investimentos altíssimos em outras coisas e não se tem para os pobres”, disse o religioso.

Pontos de arrecadação

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife
End.: Avenida Rui Barbosa, 409 – Graças
Fone: 3271.4270

Paróquia Santíssimo Sacramento (Matriz da Boa Vista)
End.: Praça Maciel Pinheiro, s/n – Boa Vista
Tel.: 3222-3823

Movimento Pró-Criança – Unidade Coelhos
End.: Rua dos Coelhos, 317 – Boa Vista
Fone: 3421-4557


Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário